Os benefícios da Erva-doce

A erva-doce, é uma planta medicinal que contém uma variedade de compostos bioativos, como flavonoides, ácido málico e cafeico. Esses elementos conferem à planta propriedades digestivas, laxativas, carminativas e espasmolíticas, tornando-a eficaz no alívio de gases, prisão de ventre, cólicas e problemas de digestão.

Também chamada de anis-verde, anis ou pimpinela-branca, a erva-doce é conhecida por suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, sendo usada, inclusive, para aliviar dores de cabeça.

As partes mais utilizadas da planta são as sementes, que têm um sabor adocicado e um aroma marcante. Elas podem ser adquiridas em mercados, feiras e lojas de produtos naturais, e são comumente usadas na forma de sementes secas para chás e receitas culinárias, além de óleo essencial, que é aplicado em massagens e difusores.

Erva Doce: para que serve e benefícios da planta

Para que serve a erva-doce?

Graças às suas múltiplas propriedades, a erva-doce é indicada para diversas finalidades:

Fortalecer o sistema imunológico
A erva-doce é composta por cumarina, eugenol e linalol, que possuem ações antioxidantes, antivirais, anti-inflamatórias e antibacterianas. Esses compostos ajudam a fortalecer o sistema imunológico, combatendo infecções causadas por bactérias, fungos e vírus, sendo útil em casos de tosse, gripe e inflamações na garganta.

    Combater a prisão de ventre
    A erva-doce auxilia no combate à prisão de ventre devido ao anetol, que melhora os movimentos intestinais naturais, facilitando a eliminação das fezes.

      Aprimorar a digestão
      A erva-doce contém ácido málico, que ajuda a reduzir a acidez estomacal. Sua ação digestiva e carminativa também auxilia no combate a náuseas, gastrite e úlceras gástricas. O anetol, outro composto presente, facilita a eliminação de gases, aliviando o desconforto abdominal.

      Aliviar sintomas da menopausa
      O anetol e os flavonoides presentes na erva-doce possuem um efeito semelhante ao estrogênio, o que pode ajudar a reduzir sintomas da menopausa, como ondas de calor, dores de cabeça e insônia.

        Aliviar dores de cabeça
        O óleo essencial da erva-doce é rico em estragol, eugenol e linalol, compostos com propriedades analgésicas que atuam no sistema nervoso central, ajudando a reduzir a dor de cabeça. Além disso, o anetol presente na erva-doce interfere na ação da dopamina, um neurotransmissor ligado às crises de enxaqueca, e possui propriedades anti-inflamatórias.

          Amenizar cólicas
          A erva-doce é eficaz no alívio de cólicas intestinais e menstruais, graças aos compostos estragol, anetol, eugenol e linalol, que possuem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.

            Prevenir doenças cardíacas
            A erva-doce contém cumarina, flavonoides e ácido málico, que melhoram a circulação sanguínea e evitam a formação de coágulos, contribuindo para a prevenção de doenças como derrames, tromboses e infartos.

            Compartilhar: